PALESTRAS E PALESTRANTES:

 


 22/11/2010 – Segunda-Feira

 

 

09:00h - “Espaço AGB: A Geografia em Movimento - os (des)afios de uma práxis libertadora”

 

LOCAL: Anfiteatro ICH

 

- Ms. William Rosa Alves (UFMG /AGB-BH)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Licenciatura, 1990, Bacharelado, 1992) e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1994). Desde 1996 é Professor de 3º grau da UFMG. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia do Brasil e a relação entre Geografia, Educação e Cultura. Está vinculado ao Núcleo de Geografia Urbana da UFMG e ao Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

- Joviano Mayer (Brigadas Populares - BH/MG)

Militante da Brigadas Populares de Belo Horizonte – MG. A Brigadas Populares é uma organização política autônoma, que possui como objetivo estratégico a construção do Poder Popular no Brasil. Poder estabelecido a partir da participação consciente das amplas bases populares, trabalhadores e trabalhadoras e dos setores conscientes da sociedade brasileira.

 

 

14:00h – “As reformas na educação superior e básica”

 

LOCAL: Sala 1401 - ICH

 

- Eleandro Ferreira (SIND-UTE)

Formado em Geografia, cursou parte da graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora. Formou-se em Barbacena. É Professor da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. É militante do SIND-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais). Atualmente Cursa Especialização em Estudos Afro-brasileiros na UFJF.

 

- Rubens Luiz Rodrigues (APES-JF)

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora e Membro de corpo editorial do Educação em Foco (Juiz de Fora). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Escola, Igualdade, Igualdade, pluralidade, trabalho, escola pública.

 

 

18:30:00h - “Desafiando a militarização do espaço urbano: Práticas espaciais insurgentes versus espaços-prisão no capitalismo contemporâneo”

 

LOCAL: Anfiteatro ICH

 

- Dr. Marcelo José Lopes de Souza (UFRJ)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), especialização em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Geografia (área complementar: Ciência Política) pela Universität Tübingen (Alemanha) (1993). Foi professor convidado na Technische Universität Berlin (2005), na Universidad Nacional Autónoma de México/UNAM (2008) e na Europa-Universität Viadrina em Frankfurt (Oder) (2009-2010) e pesquisador convidado na Universität Tübingen (1996 e 2000-2001) e na University of London (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do corpo editorial das revistas "Cidades" (Brasil) e "Antipode" (EUA), além de ser editor-associado da revista "City" (Inglaterra). Tem dedicado sua atenção profissional ao estudo dos vínculos entre mudança social e organização espacial. Temas principais (no contexto da linha de pesquisa "Cidade, heteronomia e autonomia"): papel e dimensão espacial dos movimentos sociais; esquemas de participação popular no planejamento e na gestão urbanos; violência e medo como obstáculos para um desenvolvimento urbano autêntico.

 

 

 

23/11/2010 – Terça Feira

 

 

09:00h – A Questão Ambiental e Representação Espacial nas Favelas do Rio de Janeiro

 

LOCAL: Anfiteatro Reitoria

 

- Drª Cristiane Cardoso (UFFRJ)

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora adjunto II, atuando nos Cursos de Pedagogia, Turismo e Geografia, do Instituto Multidisciplinar, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É Ex-diretora e atual secretaria da Associação de Geógrafos Brasileiros, Seção Rio de Janeiro. Tem experiência no Ensino Fundamental, Médio e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, análise ambiental, educação, uso do solo e metodologia de ensino. Participa de dos grupos de Pesquisa: Grupo de estudos e pesquisa em práticas pedagógicas na educação básica; e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade.


 

24/11/2010 – Quarta Feira

 

 

18:30h – “Caminhos do Rio: Experiência em Agroecologia no Estado do Rio de Janeiro”

 

LOCAL: Anfiteatro da Faculdade de Comunicação

 

- Dra. Mônica Cox de Brito Pereira (UFF)

Doutora em Ciências Sociais - Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA-UFRRJ (2006), Mestre em Ciências Biológicas pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro - UFRJ, Graduada em Ciências Biológicas - Ecologia pela UFRJ. Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Geografia, atuando nas seguintes áreas: Agroecologia, Ecologia, Epistemologia Ambiental, Geografia Agrária, Sociedade e Natureza, Reforma Agrária e Meio Ambiente, Conflitos Sócioambientais, Movimentos Sociais, Assentamentos Rurais e Unidades de Conservação, Ordenamento Territorial e Ambiental, População Tradicional, Extensão, Comunidades.


 

25/11/2010 – Quinta-Feira

 

 

09:00h - “Dilemas do Mundo Rural: territorialidades camponesas e Sustentabilidade”

 

LOCAL: Anfiteatro da Reitoria

 

- Dr. Carlos Eduardo Mazetto Silva (UFMG)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Terminou um primeiro pós-doutorado no ICG/UFMG em 2008 e está terminando outra pesquisa de pós-doutorado na FAFICH/UFMG, onde mantém ligação com o GESTA (Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais). É professor adjunto da FAE (Faculdade de Educação) / UFMG, lecionando nas áreas de Ensino de Geografia (cursos de Pedagogia e Licenciatura em Geografia) e em temáticas agrárias e socioambientais nos curso de Licenciatura em Educação Indígena e Licenciatura em Educação do Campo. Participa do Grupo de Educação Indígena, sendo coordenador da área de Ciências Sociais e Humanidades do curso correlato. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade e natureza, meio ambiente e territorialidades tradicionais, etnoecologia, agricultura sustentável e agroecologia, cerrado e sustentabilidade, desenvolvimento rural sustentável, reforma agrária e campesinato/agricultura familiar.

 

18:30h – “Ensino de Geografia: abordagem histórico-crítica. Das práticas e dos saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico na escola”

 

LOCAL: Anfiteatro Reitoria

 

Dr. Marcos Antônio Campos Couto (FFP – UERJ)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, livros didáticos, construção de conceitos científicos, marxismo e produção social do espaço e formação de professores.

 

 


 

 

26/11/2010 – Sexta-Feira

 

18:30h - “Da Multiterritorialidade aos Novos Muros: paradoxos da desterritorialização contemporânea”

 

LOCAL: Anfiteatro do ICH

 

Dr. Rogério Haesbaert da Costa (UFF)

Graduado em Licenciatura (1979) e Bacharelado (1980) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1995, com Doutorado-Sandwich no Instituto de Estudos Políticos de Paris), Pós-Doutorado em Geografia na Open University (Milton Keynes, Inglaterra, 2003). Professor (Associado) da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha desde 1986. Professor Visitante da Open University (Milton Keynes, Inglaterra), da Université de Toulouse Le Mirail (França) e da Universidade de Buenos Aires (Argentina). Pesquisador nível 1 do CNPq. Experiência nas áreas de Geografia Humana (ênfase em Geografia Política e Geografia Cultural), Geografia Regional e Teoria da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: território, desterritorializacao, identidade territorial, globalização, região e regionalização. Entre suas publicações destacam-se os livros "O Mito da Desterritorialização: do fim dos territórios à multiterritorialidade", "Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na Geografia contemporânea", "Des-Territorialização e Identidade: a rede gaúcha no Nordeste", "Territórios Alternativos" e "RS: Latifúndio e Identidade Regional". Participou do comitê assessor do CNPq como representante de área de Geografia Humana e da comissão de avaliação da CAPES.